“Propósito”
Ao iniciar as atividades de uma empresa, ou mesmo com as atividades da empresa já em andamento, deve-se definir o objetivo como parte integrante de seu plano de negócios, e não esquecer de definir também o seu PROPÓSITO. Já que o PROPÓSITO de uma empresa é sua razão permanente de existir.
Essa é a razão, porque a empresa faz algumas coisas de um jeito e outra de outra – seu DNA. Fazendo as coisas à sua maneira.
O “OBJETIVO” pode ser, “FICAR RICO”. Eu sei que todos nós queremos ganhar dinheiro. Mas o PROPÓSITO é mais do que isso. Devemos tentar moldar a maneira como o mundo será melhor, graças à nossa empresa.
A DECLARAÇÃO DE PROPÓSITO deve ser ampla e flexível para que serviços e processos específicos possam ser modificados conforme o negócio cresce, mas que os fundamentos do propósito permaneçam inalterados.
Então, é importante dizer que, nos últimos anos, as empresas enfrentaram e enfrentarão desafios, para atrair e reter os melhores talentos do mercado. Porém, muito ao contrário do que se pensava anos atrás, esta geração que começou a entrar no mercado de trabalho, a partir do ano 2000, o ano do “BUG do Milênio” – (“BUG” é uma expressão que significa falha, um erro de lógica na concepção de um determinado software).
E, eu faria um paralelo, dizendo que: muito ao contrário do que eu, ou nós, os gestores em atividade no ano 2000, pensávamos, nós enfrentamos também um” Bug, o BUG dos Milenials”, que foi a entrada da atual Geração, no mercado de trabalho, a partir do ano 2000.
Em termos simples, é porque, ao contrário do que nossa geração de gestores pensava, cujo sonho era encontrar um trabalho que nos desse um bom salário e reconhecimento. Essa nova geração de gestores, tem sede de ter um “propósito de vida” e de ser congruente em nível “pessoa e pessoa” - gerando os conflitos de gerações.
Enfrentar essa crise de talentos gerou uma onda muito positiva de empresas que querem definir seu propósito além de ganhar dinheiro. Isso não é sempre fácil. Às vezes porque é uma organização antiga (com mais de 30 anos) e uma cultura organizacional que se tornou pobre e herdada. Para ajudá-los nesse processo, vejamos do que se trata esse conceito de...
PROPÓSITO
O propósito de uma empresa é sua razão permanente de existir. É por esta razão que fazemos as coisas. Com um propósito, podemos discernir entre as decisões que são corretas e geram valor real, daquelas que são simplesmente fáceis ou mesmo tecnicamente elegíveis. E, portanto, isto se torna, a espinha dorsal da qual dependemos para tomar decisões, seja no dia a dia ou quando o assunto é crucial.
Vamos colocar este conceito em termos reais. Quando você atende um cliente, está atendendo a ele ou apenas maximizando os lucros? Esta é a pergunta que deveríamos responder em um instante e sem pensar, guiado pelo altruísmo e paixão de servir aos nossos clientes.
Com certeza, se isto parte da Liderança da Empresa. O sentido, o propósito repercutirão em toda a organização. Dos CEOs aos funcionários, todos estarão prontos para fazer do atendimento ao cliente e dos cuidados a sua prioridade – Isso dará a Empresa, uma enorme vantagem sobre seus concorrentes, ano após ano.
A realidade é que, sem propósito, você só tomará decisões com um benefício de curto prazo.
Definir o propósito de uma empresa é a arma secreta para motivar e inspirar as pessoas, que estão envolvidas em praticamente todos os processos organizacionais. Isso significa criar união e pertencimento, dar a elas um motivo maior para levantar todos os dias da cama, não só para “trabalhar” ou “pagar as contas”, mas para mudar e transformar o mundo.
Eu sou CLEIVSON VIEIRA, Agente de TranformAção do ICADHU.
Até o próximo artigo.