Planejamento Estratégico
Provavelmente qualquer pessoa que atue no mundo corporativo já ouviu e/ou compartilhou que o “Planejamento Estratégico Comercial é um processo determinante para o sucesso de uma organização”, porém, poucos conhecem os reais benefícios para a empresa ao criar uma estratégia bem planejada e implementada.
Uma empresa, que faz seu Planejamento Estratégico , sabe onde está, que armas possui, e onde pode chega além de possuir os mecanismos para monitorar e guiar esta jornada rumo ao sucesso, aquela que não possui, será reativa, agirá de acordo com o que já tiver acontecido e será levada pelas circunstâncias, e assim o destino final pode não ser o desejado.
E se esta ferramenta tem este poder de guiar as empresas e os profissionais em sua trajetória, por que nem toda empresa a utiliza?
Muitas vezes isto ocorre porque as empresas acreditam, que é um processo extremamente complexo , que exigirá investimentos vultuosos e só é aplicável às grandes corporações, e assim , apenas uma minoria das empresas possui objetivos claros e bem definidos, bem como os meios para monitorar se os planos seguem rumo ao objetivo necessário e esperado.
A questão é que , muitas vezes, trata-se de fazer o melhor, maximizando os resultados, com as condições que a empresa tem no momento, e assim , buscar as condições necessárias para fazer ainda mais no futuro, e este é o olhar que a empresa precisa , entender e maximizar os pontos positivos!
Chegar a este entendimento de onde a empresa quer chegar, e passa pelo desprendimento e coragem, definido o objetivo, olhar para dentro da própria organização, sem verdades prontas, identificando seus pontos fortes, e aqueles que requerem melhorias, sempre focado no resultado desejado e necessário.
Esta é a essência do pensamento estratégico, passa pelo autoconhecimento, e como já pontificou Sun Tzu ainda no século IV A.C, no seu tratado Estratégico Militar “A Arte da Guerra”:
“(...) se você conhece seu inimigo, conhece a si mesmo e o terreno onde se dará a batalha, não precisa temer o resultado de 100 batalhas. Se você se conhece, mas não conhece o seu inimigo, para cada vitória ganha também sofrerá uma derrota. Se você não conhece a inimigo e nem a si mesmo, contará suas batalhas pelo número de derrotas sofridas”. (Sun Tzu)
Ficou interessado, quer entender como sua empresa poderia criar um Planejamento estratégico?
Este artigo de deu alguma nova ideia? Deixou alguma dúvida?
Por favor, compartilhe-o conosco no @icadhu ou no whatsapp (11) 98966-7956.
Eu sou EDUARDO TALIANI JR., Agente de TranformAção do ICADHU.
Até o próximo artigo.