O papel de RH no “Futuro já Presente”
POR QUE “MILLENNIALS”?
Antes de começar esta série sobre o Papel de RH neste novo momento, é importante falar um pouco sobre esta nova geração de Líderes que estão debutando no mundo empresarial, os “Millennials.”
Os “Millennials” também conhecidos como Geração Y, são os nascidos entre 1980 e 2000”. São pessoas que cresceram numa simbiose tecnológica, onde o ambiente tecnológico é parte integrante do seu “SER” - Geração Y, ou seja, totalmente envolvidos num ambiente volátil, de avanços tecnológicos acelerados, com acesso a uma quantidade de informação e conhecimento, sem precedentes na história humana.
Nesta década, os “Millennials” , estão começando a dominar o mercado de trabalho. Eles já impactam as empresas, e, portanto, também a área de Recursos Humanos, na maneira como vão ter que lidar e se adaptar às características de um grupo enorme que nasceu, viveu e conviveu no segundo milênio, para construir carreira no terceiro milênio.
Nas últimas décadas, vimos a tecnologia mudar o mundo. Hoje, essas inovações tecnológicas estão integradas em praticamente, todas as esferas de nossa vida, tanto pessoal como profissional.
E... já é uma realidade totalmente diferente, a maneira como se compra, como se lida com finanças, como se trabalha e como se socializa.
E... não há dúvida que os “Millennials” cresceram com esta realidade como padrão, sendo bem adaptados a todas essas mudanças. Daí, acreditarmos que a “tomada” da força de trabalho por indivíduos da Geração Y será fundamental para poder lidar com os problemas do futuro, que já se transformam em mais que presente.
O papel do RH deve considerar a utilização de estratégias dentro das organizações, no sentido de ser o protagonista e o fiel aliado na gestão atual, onde as mudanças se tornam cada vez mais velozes e de difícil controle. As estratégias deverão envolver processos importantes da área, no que se refere a capacitação, desenvolvimento humano, de gerenciamento e de performance e de processos.
Eu sou CLEIVSON VIEIRA, Agente de TranformAção do ICADHU.
Até o próximo artigo.